Inscrições Encceja 2022 (Cadastro)

Logo abaixo vamos mostrar como fazer inscrição no Encceja 2022. Além disso, você vai conferir tudo sobre o Encceja, as taxas, o calendário, quais são os benefícios, se vale a pena e muito mais.

O Encceja é uma prova que tem como objetivo oferecer a oportunidade a jovens e adultos de terminar os estudos do ensino fundamental ou do ensino médio. Essa prova é aplicada todos os anos pelo governo federal no Brasil todo.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos mais conhecido como Encceja, é uma prova voltada para estudantes que não conseguiram terminar o ensino médio ou fundamental na idade certa. A participação nesse teste é totalmente gratuita e voluntária.

Para participar os candidatos não podem ter os diplomas já mencionados, e também tem uma idade mínima para fazer a prova, sendo: 15 anos para quem irá fazer a prova de nível fundamental e 18 anos para quem irá fazer a prova de nível médio.

A entidade que toma conta de tudo do Encceja é o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). De acordo com a instituição, quem não fez a última prova precisa justificar a falta ou pagar uma taxa de inscrição. Vale lembrar que não é requisito ter frequentado a escola.

Através dessa prova tem como obter o certificado, claro que se o candidato for aprovado. Portanto, esse exame é uma ótima alternativa para as pessoas que por algum motivo não conseguiram terminar os seus estudos, do ensino fundamental ou do ensino médio.

Saiba que para fazer a sua inscrição no Encceja 2022, o processo é todo online e é muito prático. Portanto, se quer fazer essa prova nesse ano, fique ligado!

Depois de ter realizado a sua inscrição, é só esperar pela data de liberação do cartão de confirmação. Que, através dele é possível verificar em qual lugar você vai fazer a prova no dia do exame, a data e o horário certinho.

Inscrições Encceja 2021

Como se inscrever depois do prazo: Infelizmente não tem como se inscrever depois do prazo. Caso já tenha passado a data de inscrição e você não conseguiu se inscrever, então só vai ser possível prestar a prova no próximo ano. Portanto, fique atento as datas.

Taxas: Para realizar o Encceja 2022 saiba que não é preciso pagar nenhuma taxa de inscrição, é tudo gratuito. Todas as pessoas que se encaixarem nos requisitos exigidos no exame tem o direito de fazer ele gratuitamente.

O candidato só paga taxa se ele tiver se inscrito no ano anterior e não tiver ido no dia da prova, se ele fizer a inscrição no próximo ano ele irá pagar uma taxa, mas saiba que o valor da taxa é baixo.

A prova do Encceja é dividida em alguns segmentos, cada prova tem trinta questões de múltiplas escolhas. A prova do nível fundamental tem questões das disciplinas: matemática, português, geografia, ciências naturais, história, artes, língua estrangeira, educação física e redação.

Agora, a prova do nível médio tem as disciplinas de: códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, redação, linguagens, ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

Para obter o certificado da prova do Encceja, no nível fundamental e no nível médio, é preciso ter tirado no mínimo 100 pontos nas provas objetivas, e a nota máxima é 180 pontos. Na redação é preciso ter tirado no mínimo cinco pontos, e a nota máxima é dez pontos.