Inscrições Encceja 2021 – Cadastro

Logo abaixo vamos mostrar como fazer inscrição no Encceja 2021. Além disso, você vai conferir tudo sobre o Encceja, as taxas, o calendário, quais são os benefícios, se vale a pena e muito mais.

O Encceja é uma prova que tem como objetivo oferecer a oportunidade a jovens e adultos de terminar os estudos do ensino fundamental ou do ensino médio. Essa prova é aplicada todos os anos pelo governo federal no Brasil todo.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos mais conhecido como Encceja, é uma prova voltada para estudantes que não conseguiram terminar o ensino médio ou fundamental na idade certa. A participação nesse teste é totalmente gratuita e voluntária.

Para participar os candidatos não podem ter os diplomas já mencionados, e também tem uma idade mínima para fazer a prova, sendo: 15 anos para quem irá fazer a prova de nível fundamental e 18 anos para quem irá fazer a prova de nível médio.

Inscrições Encceja 2021

A entidade que toma conta de tudo do Encceja é o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). De acordo com a instituição, quem não fez a última prova precisa justificar a falta ou pagar uma taxa de inscrição. Vale lembrar que não é requisito ter frequentado a escola.

Através dessa prova tem como obter o certificado, claro que se o candidato for aprovado. Portanto, esse exame é uma ótima alternativa para as pessoas que por algum motivo não conseguiram terminar os seus estudos, do ensino fundamental ou do ensino médio.

Inscrições Encceja 2021

Saiba que para fazer a sua inscrição no Encceja 2021, o processo é todo online e é muito prático. Portanto, se quer fazer essa prova nesse ano, confira agora o passo a passo detalhado de como se inscrever:

  • Entre no site oficial do Encceja oficial;
  • Coloque o número do seu CPF e a sua data de nascimento;
  • Depois, informe os dados pessoais que são pedidos;
  • Escolha a figura que eles solicitarem;
  • Clique em Enviar;
  • Preencha todos os dados que são solicitados;
  • Lembrando que se precisar de atendimento especial, informe no campo indicado;
  • Em seguida é só colocar o tipo de certificação que deseja obter, a cidade onde deseja fazer a prova e qual a instituição que você quer que emita o seu certificado;
  • Verifique se todos os dados preenchidos estão corretos e envie a sua inscrição;
  • Pronto, após ter seguido essas orientações a sua inscrição vai ter sido feita.

Depois de ter realizado a sua inscrição, é só esperar pela data de liberação do cartão de confirmação. Que, através dele é possível verificar em qual lugar você vai fazer a prova no dia do exame, a data e o horário certinho.

Como se inscrever depois do prazo

Infelizmente não tem como se inscrever depois do prazo. Caso já tenha passado a data de inscrição e você não conseguiu se inscrever, então só vai ser possível prestar a prova no próximo ano. Portanto, fique atento as datas.

Taxas

Para realizar o Encceja 2021 saiba que não é preciso pagar nenhuma taxa de inscrição, é tudo gratuito. Todas as pessoas que se encaixarem nos requisitos exigidos no exame tem o direito de fazer ele gratuitamente.

O candidato só paga taxa se ele tiver se inscrito no ano anterior e não tiver ido no dia da prova, se ele fizer a inscrição no próximo ano ele irá pagar uma taxa, mas saiba que o valor da taxa é baixo.

A prova do Encceja é dividida em alguns segmentos, cada prova tem trinta questões de múltiplas escolhas. A prova do nível fundamental tem questões das disciplinas: matemática, português, geografia, ciências naturais, história, artes, língua estrangeira, educação física e redação.

Agora, a prova do nível médio tem as disciplinas de: códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, redação, linguagens, ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

Para obter o certificado da prova do Encceja, no nível fundamental e no nível médio, é preciso ter tirado no mínimo 100 pontos nas provas objetivas, e a nota máxima é 180 pontos. Na redação é preciso ter tirado no mínimo cinco pontos, e a nota máxima é dez pontos.

Calendário

As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos o Encceja, nesse ano de 2021 começou no dia 11 de janeiro, e acabaram no dia 22 de janeiro de 2021.

Lembrando que as provas nesse ano de 2021 vão acontecer no dia 25 de abril, que vai dar em um domingo, nos períodos da manhã, sendo das 9h às 13h, e à tarde das 15h30 às 20h30. As provas são aplicadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Vale a pena fazer as provas?

Sim, vale muito a pena fazer a prova do Encceja. Caso ainda não tenha concluído o ensino fundamental ou o ensino médio, e se encaixa nos requisitos para participar dessa prova, então não perca tempo e garanta o seu certificado fazendo esse exame, principalmente se quer prosseguir estudando.

Por conta da aplicação do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) aqui no Brasil, desde 2017 o Encceja começou a ser feito com o objetivo de obter a certificação do ensino fundamental ou médio nacional e exterior, já que o Enem agora tem o intuito somente de aprovar os alunos para o ensino superior, ou seja, para estudar em faculdades, universidades e instituições.

Benefícios

Um dos principais benefícios de fazer o Encceja é que com a aprovação você consegue obter o certificado do ensino fundamental ou médio. E, mesmo que não queira prosseguir nos estudos, muitas empresas nos dias atuais exigem um nível de escolaridade dos seus funcionários para serem contratados.

E, se deseja prosseguir nos estudos, saiba que para entrar em qualquer faculdade é preciso ter o ensino médio concluído. Além disso, essa prova é também um jeito mais fácil de concluir seus estudos, já que não é preciso estudar durante três anos para se formar, no caso do ensino médio, sendo possível só estudar especificamente para essa prova durante algum tempo, fazer o exame e aguardar pelo resultado depois.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *