Consulta PIS Pasep pelo CPF 2022 – 2023

Aprenda neste artigo como consultar PIS pelo CPF, sem precisar ir na Caixa ou em qualquer outro órgão do Governo, tudo feito online só com o número do CPF.

O PIS Pasep é um direito de todo trabalhador brasileiro, e o benefício mais buscado é abono salarial, já que ajuda o trabalhador que tem carteira assinada e que faz parte e se enquadra nos termos do PIS. Logo abaixo vamos falar mais sobre esse benefício, confira.

PIS Pasep nada mais é que contribuições sociais que são recolhidas pelas empresas, essas contribuições são transformadas em benefícios aos trabalhadores tanto dos setores privado, quanto dos setores público.

Muita gente acha que são siglas iguais, mas PIS e PASEP são siglas diferentes, a primeira significa Programa de Integração Social, e a sigla da segunda é traduzida para Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

O PIS e o PASEP são programas diferentes, mas que funcionam de maneiras parecidas, fique atento a cada um.

O PIS funciona para funcionários do setor privado, já o PASEP funciona para os funcionários do setor público. O PIS é operado pela Caixa Econômica Federal e o PASEP pelo Banco do Brasil. Veja abaixo como consultar PIS:

Quem tem direito ao PIS/Pasep? Todos os trabalhadores que tem carteira assinada são inscritos de forma automática pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

As contribuições são realizadas no Banco do Brasil para servidores públicos incluídos pelo PASEP, e na Caixa Econômica Federal para quem contribui pelo PIS.

>>CONSULTA PIS PELO CPF<<

O governo todos os anos, por meio de programas, distribui partes do fundo a trabalhadores em forma de abono salarial. As pessoas que tem direito aos saques de abonos do PIS ou do PASEP.

Receber menos de dois salários mínimos; Ter carteira assinada por cinco anos no mínimo; Ter registro na carteiro por pelo menos trinta dias consecutivos; É preciso estar informado no Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS).

Consultar PIS e Pasep

Agora em casos de empregados de empresas privadas eles podem fazer a consulta das seguintes maneiras:

Através do site oficial da Caixa, onde é necessário informar o CPF ou o PIS/NIS/NIT e a senha da internet, caso já for cadastrado.

Pode ser consultado também pelo aplicativo Caixa Trabalhador, que está disponível grátis no Google Play e na App Store. Quando entrar no aplicativo é só clicar em “Informações Cotas do PIS” e colocar o seu CPF ou NIS, data de nascimento e a senha para internet.

Também pode ser consultado no autoatendimento com o cartão cidadão, ou então no Internet Banking na opção serviços ao cidadão, se for correntista da Caixa.

E assim como o saldo é possível ver quando você deve receber o dinheiro, tudo isso pela internet, através do calendário.