Consultar PIS/Pasep 2021

O PIS Pasep é um direito de todo trabalhador brasileiro, e o benefício mais buscado é abono salarial, já que ajuda o trabalhador que tem carteira assinada e que faz parte e se enquadra nos termos do PIS. Logo abaixo vamos falar mais sobre esse benefício, confira.

PIS Pasep nada mais é que contribuições sociais que são recolhidas pelas empresas, essas contribuições são transformadas em benefícios aos trabalhadores tanto dos setores privado, quanto dos setores público.

Muita gente acha que são siglas iguais, mas PIS e PASEP são siglas diferentes, a primeira significa Programa de Integração Social, e a sigla da segunda é traduzida para Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

O PIS e o PASEP são programas diferentes, mas que funcionam de maneiras parecida. O PIS funciona para funcionários do setor privado, já o PASEP funciona para os funcionários do setor público. O PIS é operado pela Caixa Econômica Federal e o PASEP pelo Banco do Brasil.

Quem tem direito ao PIS/Pasep? Todos os trabalhadores que tem carteira assinada são inscritos de forma automática pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). As contribuições são realizadas no Banco do Brasil para servidores públicos incluídos pelo PASEP, e na Caixa Econômica Federal para quem contribui pelo PIS.

O governo todos os anos, por meio de programas, distribui partes do fundo a trabalhadores em forma de abono salarial. As pessoas que tem direito aos saques de abonos do PIS ou do PASEP, precisam estar dentro dos seguintes requisitos:

Receber menos de dois salários mínimos; Ter carteira assinada por cinco anos no mínimo; Ter registro na carteiro por pelo menos trinta dias consecutivos; É preciso estar informado no Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS).

De acordo com o governo, todos que tem dinheiro no fundo PIS e Pasep poderão receber os recursos, mas não foi divulgado ainda a data de começo da liberação. Até o momento só podia sacar todo o dinheiro do fundo o trabalhador que estivesse dentro de alguns requisitos, como ter mais de 60 anos de idade ou ser aposentado.

Os indivíduos que tem direito ao fundo PIS e Pasep são os que trabalharam com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988 e não sacaram os recursos ainda. Confira agora como saber se você tem algum saldo para receber:

No caso de funcionários públicos eles podem fazer a consulta das seguintes maneiras:

No site do Banco do Brasil, onde é necessário informar só o número de inscrição no Pasep, data de nascimento e o CPF;

Por meio dos telefones: 4004 0001 (para as capitais) e 0800 729 0001 (para as outras localidades), é preciso estar com o CPF e o número de inscrição do Pasep em mãos e informar a data de nascimento;

A última maneira é indo até uma agência do Banco do Brasil com um documento de identidade que tenha RG, CPF e foto.

Agora em casos de empregados de empresas privadas eles podem fazer a consulta das seguintes maneiras:

Através do site oficial da Caixa, onde é necessário informar o CPF ou o PIS/NIS/NIT e a senha da internet, caso já for cadastrado;

Pode ser consultado também pelo aplicativo Caixa Trabalhador, que está disponível grátis no Google Play e na App Store. Quando entrar no aplicativo é só clicar em “Informações Cotas do PIS” e colocar o seu CPF ou NIS, data de nascimento e a senha para internet;

Também pode ser consultado no autoatendimento com o cartão cidadão, ou então no Internet Banking na opção serviços ao cidadão, se for correntista da Caixa.

Consultar PIS e Pasep

Para ter acesso ao PIS é importante fazer a consulta antes pela internet para verificar se você tem mesmo algum saldo.

A consulta do PIS e Pasep é muito fácil de ser realizada e não toma muito tempo. Para isso é só seguir os passos que mostramos logo a cima, que assim será possível consultar o abono salarial de forma bem rápida.

E assim como o saldo é possível ver quando você deve receber o dinheiro, tudo isso pela internet, através do calendário.

96 comentários em “Consultar PIS/Pasep 2021”

  1. não recebi o PASEP referente ao ano de 2020
    o governo tirou nosso dinheiro pra pagar bolsa
    família
    a eleição pra presidente vem aí pra nós da o trôco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *