Consultar Agendamento Passaporte

Está pensando em viajar para o exterior? Antes mesmo de planejar a sua viagem, é essencial pensar no passaporte, afinal, é este documento que lhe dará o direito de entrar em outro país.

Atualmente, o processo se tornou facilitado com a possibilidade de agendamento pela Internet, e assim, filas imensas não são mais necessárias. A seguir, saiba mais sobre como funciona o sistema, valores, prazos, e muito mais!

O passaporte é feito em postos da polícia federal, que costumam estar presentes nas grandes cidades e capitais de todo o Brasil.

Mas, é possível fazer agendamento passaporte online? Sim! Hoje, existe a opção de marcar uma data e horário pela internet, escolhendo o dia que seja condizente com a sua disponibilidade.

Fazer agendamento passaporte

1º Passo: Faça a solicitação de passaporte no link https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/inicializacaoSolicitacao.do;jsessionid=ED13706FB2DF83C2B1A3EB8B0E62DD4C.sdf0021_inst_0?dispatch=inicializarSolicitacaoPassaporte.

2º Passo: Preencha o formulário na íntegra, e sempre confira os dados inseridos. Caso haja erros, você poderá ter o seu cadastro prévio recusado, o que trará demoras e outros problemas.

3º Passo: Para solicitar o agendamento, será preciso acessar um novo endereço, que é https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/paginaInicialAgendamento.do.

4º Passo: Depois de preencher as informações solicitadas, escolha o dia que estiver disponível e também que seja melhor para você. Lembre-se de anotar a data e o horário, para evitar esquecimentos.

No dia de fazer seu passaporte, compareça ao posto da Polícia Federal com antecedência, para evitar atrasos. Também, leve todos os documentos necessários.

Perdi o prazo de agendamento, e agora?

Por mais que seja possível escolher a data, podem surgir imprevistos (ou mesmo o esquecimento), e seu horário marcado seja perdido. Mas, nestas situações, como proceder?

Através do seguinte link, é possível realizar uma nova solicitação de agendamento: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/realizarReagendamento.do?dispatcher=exibirSolicitacaoReagendamento&validate=false.

Informe seu CPF, data de nascimento, e também o número do protocolo que foi aberto anteriormente. Com isso, seus dados serão buscados e você terá a chance de marcar um novo horário.

Valor

Quando se planeja uma viagem para o exterior, conseguir o passaporte e visto do país desejado (quando necessário) são os primeiros passos.

E, neste momento, há uma dúvida muito frequente quanto ao valor do passaporte. Desde o ano de 2017, a tarifa é de R$ 257,25, e o pagamento é feito antes do comparecimento ao posto da Polícia Federal.

No momento de fazer o passaporte, você precisa ter o comprovante de pagamento em mãos (preferencialmente impresso). Lembre-se de levar também os outros documentos necessários, evitando eventuais transtornos.

Prazo

Atualmente, o passaporte e outros documentos de identificação pessoal têm sido liberados de maneira mais ágil pelo governo e/ou órgãos responsáveis.

Em se tratando do passaporte, o prazo para que este fique pronto é de 6 dias contados após o comparecimento no posto da Polícia Federal (instituição responsável).

Não consigo agendar passaporte

Embora haja a possibilidade de agendar o passaporte pela Internet, é muito frequente que os usuários reclamem sobre não conseguir realizá-lo. Este também é seu problema?

Em geral, existem alguns motivos para tal:

  • Sistema fora do ar;
  • Dados preenchidos inadequadamente;
  • Formulário incompleto;
  • Pagamento não confirmado ou valor pago errado;
  • Problemas em seu navegador;

Dentre outros.

Caso o problema persista, mesmo ao mudar de computador/navegador, pode ser necessário entrar em contato com a Polícia Federal, para que o problema tente ser resolvido.

Reagendamento

Se você perdeu o prazo agendado para fazer o seu passaporte, provavelmente está preocupado com a possibilidade de fazê-lo novamente.

O reagendamento é totalmente possível, e você não precisará pagar nada por isso. Mas, desta vez, lembre-se de:

  • Anotar a data e o horário;
  • Colocar alarmes/lembretes em seu celular;
  • Sair de casa com antecedência;
  • Levar todos os documentos necessários.

Assim, diminuirá as chances de perder seu agendamento atual!

Telefone

Se você não está conseguindo agendar seu passaporte ou teve quaisquer outros problemas, pode ser necessário entrar em contato com a ouvidoria responsável.

Para simplificar o processo, é possível solicitar ajuda através do seguinte link: https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx.

Este é uma espécie de ouvidoria, em que você pode resolver problemas tidos com a emissão do passaporte, sem que seja necessário ligar para um 0800 e aguardar um longo período de tempo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui