Como Solicitar o Cartão Cidadão

Saiba agora como solicitar o cartão cidadão, os documentos que são necessários, qual o prazo de entrega, e muitas outras coisas interessantes que tenho certeza que você precisa saber. Então leia este post até o final para ficar por dentro de tudo.

O cartão cidadão serve para sacar benefícios sociais federais como o abono salarial, seguro desemprego, o FGTS, o bolsa família e também o PIS/PASEP. E por isso que hoje vamos abordar tudo sobre esse assunto que é tão importante na vida dos cidadãos.

Grande parte dos benefícios trabalhistas que são disponibilizados pelo Governo Federal tem vínculo com a Caixa Econômica Federal, por isso, os saque dos valores disponíveis desses benefícios são sempre feitos junto à essa agência bancária.

O cartão cidadão foi criado no intuito de facilitar esses pagamentos, esse cartão é usado por todo brasileiro que tem algum tipo de benefício disponível para realizar o saque. Então confira esse post para você saber melhor sobre ele.

Como fazer o cartão Cidadão

Para fazer o cartão cidadão é necessário:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP;
  • Precisa ter também o NIS que é o Número de Inscrição Social ou o NIT que é o Número de Inscrição do Trabalhador;
  • Ter os dados e endereços cadastrados na Caixa;
  • Depois é só o cidadão organizar os documentos necessários e ir até a Caixa Econômica Federal e solicitar o cartão;
  • Portanto se possui algum benefício social ou trabalhista para receber e ainda não possui o cartão cidadão, é só ir em qualquer agência da Caixa ou também é possível solicitar pelo telefone que é o: 0800 726 0207.

Agora vamos dar algumas dicas para facilitar a solicitação do seu cartão cidadão:

  • É mais fácil pedir o cartão por meio do telefone;
  • E a conversa para solicitação do mesmo deverá ser feita direto com o titular do cartão cidadão;
  • Além disso, se for em uma agência bancária, é possível que o cidadão solicite o pedido por telefone;
  • Por causa disso é aconselhável tentar solicitar o cartão por telefone primeiro;
  • Antes de realizar a ligação, é importante estar com o número do PIS perto;
  • É relevante lembrar que pode ser que demore para você ser atendido, pois a agência tem uma demanda muito grande;
  • Mesmo se estiver solicitando pelo telefone pode demorar, mas se ir até a Caixa deve demorar mais ainda, portanto não esqueça de levar nenhum documento para não perder o seu tempo.

Documentos Necessários

Como Solicitar o Cartão Cidadão

Os documentos necessários para solicitar o cartão do cidadão são:

  •  RG ou carteira de motorista;
  • Carteira de trabalho;
  • CPF;
  • Certidão de nascimento ou de casamento;
  • Comprovante de endereço, que pode ser de luz, água, telefone fixo ou carnê do IPTU.

“Tenho o cartão do Bolsa Família, preciso do cartão Cidadão?”

Se você tem o cartão do bolsa família não é preciso o cartão cidadão. Isso porque você já possui um cartão considerado do cidadão que é reservado para transferência de rendas de programas sociais, por esse motivo, o correntista não gasta ter outro. Além do mais, se solicitar sem saber, a Caixa identifica que o cidadão já tem um e evita a emissão de outro. E com o cartão cidadão também é possível sacar o bolsa família.

Qual o prazo de entrega

Depois de ter solicitado o cartão cidadão, ele demora em torno de 15 dias úteis para chegar. E o cartão é enviado direto no endereço da sua residência, bem como as outras correspondências. Se por acaso ninguém atender, o cartão volta e ficará na agência mais próxima no seu endereço, e se isso acontecer o cidadão será notificado para ir buscar pessoalmente o cartão.

O cartão do cidadão é para os brasileiros que possui FGTS provisionado, abono salarial, rendimento do PIS, ou que esteja recebendo ainda as parcelas do seguro desemprego. Por meio dele, você garante e agiliza mais segurança no processo de pagamento dos benefícios sociais do governo.

O cartão cidadão facilita muito a vida dos brasileiros, já que ele permite o acesso aos serviços dos benefícios sociais e trabalhistas. Esse cartão pode ser usado em todos os canais de pagamento autorizados pela Caixa Econômica Federal em todos os municípios brasileiros.

Lembrando que quem tem conta individual na Caixa tem o benefício depositado direto na conta, com isso não é preciso a emissão do cartão cidadão.

18 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui