Baixar Aplicativo e-Título

Confira agora como baixar o aplicativo e-Título, descubra como saber o seu local de votação, como faz para justificar o voto por meio desse aplicativo, como ver o número do título de eleitor, entre outros.

O aplicativo e-Título foi lançado no final de 2017 pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral, e desde as eleições presidenciais de 2018 tem como usar o celular para consultar o número do título de eleitor e demais funções.

O e-Título é um aplicativo que funciona como uma versão digital do titulo de eleitor, mas ainda tem outras funções nele, como consulta as informações junto à Justiça Eleitoral, tem como justificar o voto por ele, entre outros.

Abaixo você confere como baixar aplicativo e-Título no celular e usar durante as eleições. Entenda como faz passo a passo para baixar e-Título.

Baixar Aplicativo e-Título

Como baixar aplicativo e-Título

O aplicativo e-Título pode ser instalado em smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Após ter baixado esse aplicativo, saiba que ele é muito prático de ser usado, para isso é só inserir alguns dados dos seus dados pessoais. É importante ressaltar que o eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico precisa apresentar um documento com foto oficial quando for fazer o uso do título de eleitor, como no dia das eleições. Veja agora como instalar esse aplicativo: 

Para baixar esse aplicativo é só entrar na loja do seu telefone, se for Android no caso é preciso entrar na Google Play Store e digitar e-Título. Mas, se preferir você pode entrar no link direto para instalar o aplicativo clicando aqui.

Caso você tenha um celular iPhone, então é preciso entrar na sua App Store e digitar o nome do aplicativo e pesquisar. Mas, também tem como entrar no link direto para download clicando aqui.

Como ver número do título de eleitor por CPF

O aplicativo móvel e-Título foi feito para os eleitores com o principal objetivo deles terem acesso a via digital do título de eleitor. Ele permite o acesso rápido às informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral, como: zona eleitoral, situação cadastral, certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes eleitorais.

Agora tem como acessar o aplicativo usando só o número do CPF, sem precisar colocar o número do título de eleitor. Com isso, assim que você se cadastra no aplicativo e entra com o seu CPF, automaticamente você já consegue ver o seu título de eleitor digital e nele vai estar o número. E, também tem como os eleitores se cadastrarem como mesários voluntários pelo aplicativo, e ele ficou ainda mais acessível para pessoas com deficiência visual.

Como saber onde eu voto

Caso não saiba o local onde você vota, então procure saber o mais breve possível, pois as eleições já estão aí. A consulta ao local de votação pode ser realizada através do nome do eleitor ou do número do título de eleitor. Para isso é só acessar o site do TSE clicando aqui.

Como justificar voto no aplicativo e-Título

A pessoa que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da votação das eleições, precisa justificar a sua ausência, e nesse ano a justificativa pode ser feito pelo aplicativo e-Título, ou então através do RJE – Requerimento de Justificativa Eleitoral.

O aplicativo além de emitir a via digital do título eleitor e a apresentação de justificativa eleitoral, também tem como emitir a certidão de quitação eleitoral e de certidão de crimes eleitorais, a consulta ao local de votação, a emissão da Guia de Recolhimento da União para pagamento de multas por conta da ausência injustificada nas eleições ou nos trabalhos eleitorais e a inscrição como mesário.

Para justificar seu voto pelo aplicativo é bem simples, é só baixar em seu celular e fazer o cadastro na plataforma. Depois de ter realizado o registro, então é só acessar Mais Opções, e depois Justificativa de Ausência. Lembrando que o procedimento precisa ser feito para cada turno de maneira separada.

É importante ressaltar que o Requerimento de Justificativa Eleitoral continua ainda disponível e é outra alternativa para comunicar o motivo da ausência no dia da votação. Ele pode ser entregue em qualquer zona eleitoral ou enviado ao juiz da zona eleitoral onde o eleitor for inscrito. Mas, como estamos vivendo uma pandemia devido ao novo corona vírus, o melhor é justificar o voto pelo aplicativo.

Sobre o título de eleitor digital

O aplicativo e-Título foi desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral o TSE, e nada mais é que uma via digital do título de eleitor, que passou recentemente por algumas atualizações para melhorar o desempenho.

Uma das coisas que foi alterada, é que agora esse aplicativo mostra a foto do eleitor, o que permite que ele apresente só o seu perfil no aplicativo para entrar na seção eleitoral e votar. Mas, essa funcionalidade está disponível somente para quem fez o cadastramento biométrico. O e-Título foi criado para deixar a vida do eleitor ainda mais fácil no dia da votação, que nesse ano acontece no dia 15 de novembro.

3 comentários em “Baixar Aplicativo e-Título”

  1. Sempre tive o e-titulo no celular e agora as informações não existem mais. O que aconteceu?
    Essa é a organização nas eleições

    Lámentavel. Já queria votar agora que na irei!
    Lámentavel!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *