Agendar Biometria – TRE Agendamento

Veja agora como agendar a biometria do TRE, esse agendamento pode ser feito online em milhares de cidades brasileiras, principalmente em cidades com uma grande população. Saiba como fazer o agendamento da biometria.

O Tribunal Superior Eleitoral (TRE) tem a intenção de fazer o cadastramento biométrico de todos o eleitorado brasileiro. Atualmente mais de 100 milhões de eleitores já estão cadastrados, mas atualmente o número de eleitores passa de 150 milhões, ou seja, ainda tem milhões de brasileiros não cadastrados.

Só em 2019 foram quase 30 milhões de brasileiros que passaram pela identificação, um número superior a meta estipulada pelo TRE. Lembrando que este processo começou em 2008, são mais de 10 anos tentando adequar o brasileiro em um sistema mais sofisticado.

Pra quem não sabe esse sistema funciona com a impressão digital, foto e assinatura digital. O que facilidade tudo na hora de votar, não precisando de praticamente nenhum papel, uma tecnologia de última geração, e que mesmo assim poucos países adotaram.

agendar biometria

Como agendar Biometria

Para fazer o agendamento é necessário entrar no TRE do seu estado, cada estado tem um site diferente e uma forma de fazer o agendamento diferente. Por tanto, pesquise no Google por TRE + o nome do seu estado, ao entrar, pesquise por agendamento da biometria.

A seguir vamos dar um passo a passo para agendar biometria no estado de Minas Gerais, mas pode valer para diversos estados que tenham o sistema parecido, confira como é:

  • Entre no site do TRE-MG;
  • Clique em “Solicitar agendamento”;
  • Coloque o nome da sua cidade. Em diversas cidades, não existe o agendamento, ou seja, basta ligar na Central de Atendimento e falar diretamente com o responsável, ou comparecer no cartório municipal e pegar a senha para ser atendido;
  • Agora preencha seu documento de identificação;
  • Coloque seu nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Clique em confirmar
  • Selecione a zona eleitoral;
  • Escolha dia e horário;
  • Pronto! Agendamento feito!

Este é um serviço essencial, pois ajuda o cidadão a escolher pessoalmente o melhor dia e horário para comparecer no local. Além de não precisar perder tempo enfrentando filas desnecessárias. É possível fazer o agendamento online através do TRE.

AGENDAMENTO BIOMETRIA

Documentos necessários

Até mesmo para agendar online é preciso os dados de alguns documentos. É necessário levar uma documentação também, apresente no local marcado os seguintes documentos:

1- Comprovante de endereço no nome do eleitor: São aceitos contas de luz, telefone, água, internet, faturas do cartão, etc…

2- Documento oficial, seja CPF, RG, CNH, Carteira de trabalho, etc…

3- Comprovante de serviço militar em dia (para quem tem mais de 18 anos)

4- Título de eleitor e um comprovante de votação na última eleição.

Conclusão

Fazer o agendamento da biometria é uma excelente maneira de facilitar a sua vida e também a vida do estado. Reconhecidamente o Brasil é um exemplo de tecnologia em eleições, um dos motivos, além da urna eletrônica, é a biometria, por tanto, ajude o Brasil a se manter sendo um exemplo em votações.

4 comentários em “Agendar Biometria – TRE Agendamento”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *