Agendamento RG Poupatempo – Carteira de Identidade

Os documentos de identificação pessoal são de extrema importância, afinal, é através deles que somos reconhecidos perante a sociedade. Atualmente, existem algumas facilidades para solicitar vias (primeira e segunda), e a seguir, lhe ensinaremos o Agendamento RG Poupatempo – Carteira de Identidade.

Descubra o passo a passo, quais documentos deverá ter em mãos, tarifas a serem pagas, e muito mais!

O RG, também conhecido como Carteira (ou cédula) de Identidade, é de emissão Estadual. Inclusive, você sabia que pode ter um RG em cada estado do Brasil?

Como já lhe dissemos anteriormente, é possível emitir o documento através do Poupatempo. Mas, afinal, como fazer o agendamento RG? Siga o passo a passo a seguir, e agilize o processo!

Agendamento RG Poupatempo

Como fazer o agendamento RG

Primeiramente, você deve ter em mente que as etapas podem variar conforme o estado em que está inserido. A seguir, lhe daremos as coordenadas para o Estado de São Paulo.

1. Acesse o portal de agendamento, através do seguinte link: http://guia.poupatempo.sp.gov.br/_SmartChoice.aspx?codArvID=150.

2. Escolha se deseja a emissão de primeira ou segunda via do documento – vale destacar que as duas são possíveis, e inclusive, a segunda via pode ser tirada pela Internet.

3. Siga no preenchimento do formulário, informando a sua nacionalidade, motivos da emissão da segunda via, e mais.

4. Se realizar o agendamento para que o processo seja presencial, lembre-se de estar atento a data e ao horário, e evite se atrasar.

Com isso, será possível evitar filas e uma série de outros transtornos, e em pouco tempo, você terá o documento em mãos!

Quais os documentos necessários

No momento de emitir o RG, é preciso que alguns documentos sejam levados – afinal, você precisa comprovar quem é, onde mora, dentre outras informações.

Confira a lista a seguir, e lembre-se de portar todos estes itens:

  • 2 (Duas) fotos 3 x 4, que sejam recentes;
  • Certidão de nascimento ou de casamento original e uma cópia (não precisa ser autenticada);
  • Boletim de ocorrência (em caso de extravio da primeira via);
  • CPF original;

É interessante levar um comprovante de residência, caso este seja solicitado – o que nem sempre ocorre.

Agendamento RG Segunda Via

Caso você já tenha o seu documento de RG em um determinado estado, pode ser que o tenha extraviado, ou mesmo roubado. Nestas situações, é essencial refazer a carteira de identidade, através da solicitação da segunda via.

Da mesma maneira que a primeira, é possível agendar através do Poupatempo. Isso pode ser feito pelo link: http://guia.poupatempo.sp.gov.br/_SmartChoice.aspx?codArvID=150.

Em algumas situações, é possível concluir o processo através da internet. Portanto, consulte o site para maiores informações. E claro, caso não esteja situado em São Paulo, busque conhecer as regras do seu estado/localidade.

Qual o valor para fazer RG

Esta é uma dúvida muito frequente dentre aqueles que vão solicitar a segunda ou primeira via do documento. Afinal, qual o valor para fazer RG?

Novamente, as tarifas podem variar conforme o estado ou localidade, afinal, existe uma legislação estadual para tal. Novamente, utilizando-se do estado de São Paulo, temos:

  • A primeira via é gratuita;
  • A solicitação de segunda via é feita após o pagamento de um valor de R$ 39,80.

Caso você tenha sido roubado e tiver um boletim de ocorrência (BO), ao apresentá-lo, ficará isento (isto é, livre) do pagamento de tal taxa.

Quanto tempo demora para tirar RG 1ª e 2ª via

Os documentos pessoais, inclusive o RG, são de extrema importância para uma série de atividades cotidianas. Pensando nisso, é provável que você esteja preocupado (a) com o prazo de entrega da cédula.

Em geral, na maioria dos Estados, é comum que o documento fique pronto em até 5 dias úteis, havendo mais um prazo para a entrega. Mas, isso pode variar conforme a localidade, portanto, vale a pena consultar as regras do seu estado.

Sempre tenha cuidado com seus documentos pessoais para evitar transtornos. E, em caso de necessidade de segunda via, solicite-a o quanto antes possível, para evitar problemas!

9 COMENTÁRIOS

  1. Absurdo a burocracia além de uma taxa abusiva pra que serve a tecnologia se usam meios primitivos e ainda leva 35 dias pra receber um prejuízo enorme ser obrigado a ter um documento caro e difícil de de adquirir.

  2. Estou tentando agendar no Poupatempo de Itapeva SP para renovar meu RG; não consigo pois, no campo local do Poupatempo não aparece a cidade de Itapeva. outra coisa, é a opção de pagamento, sou idoso de 68anos e não consta o campo de isenção.
    como devo proceder ? em ultimo caso gostaria de efetuar o pagamento no local do Poupatempo.

  3. Não consigo agendar um único assunto na SABESP… É um absurdo que esse órgão possa ser chamado de Poupa Tempo… Tratamento péssimo com o público. É uma vergonha em pleno séc XXI, sermos obrigados a tolerar esse tipo de descaso com o tempo alheio…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui